Pequenos aparelhos de circuitos simples extremamente simples são de grande utilidade na bancada que qualquer amante da eletrônica, e não raro servem para diagnosticar possíveis defeitos, portanto, são ferramentas indispensáveis.
Mesmo que você saiba que pode testar um controle remoto apontando ele para uma câmera digital pressionando um botão e verificar no display se alguma luz é vista, o circuito a seguir faz mais ou menos a mesma coisa, só que sem a câmera digital.
Além disso, pode ser exercitado o conhecimento em eletrônica nessa montagem simples utilizando componentes de uso geral e fáceis de serem encontrados e demonstrar o funcionamento.
O circuito tem como sensor um foto-transistor do tipo TIL 78 (Q1), mas outro foto-transistor também serve, o único requisito é que seja sensível ao infravermelho.
Q2 é um transistor NPN de uso geral, no protótipo foi utilizado um 2N2222, mas BC 547, BC 548, BC 549, ou qualquer transistor NPN de baixa potência e de uso geral serve, como requisito básico o ganho deve ser maior do que 100.
No lugar de D2 foi utilizado um LED vermelho comum, ele fica acesso quando o circuito está ligado, R3 limita a corrente fazendo com que a bateria dure mais e evita que D2 tenha seu limite de corrente ultrapassado, o que causaria dano permanente ao componente.
No lugar de D1 foi utilizado um LED verde, R2 (820R) limita a corrente do LED (D1) e do transistor Q2, a alimentação é feita com tensão contínua de 6 volts, não foi prevista chave liga-desliga para deixar o circuito extremamente compacto.
R1 limita a corrente em Q1 e também determina a sensibilidade, R4 evita que Q2 sofra com transientes, como é fácil de perceber, o circuito é simples e funcional, não se gasta praticamente nada.
Para testar o controle remoto, o foto-transistor deve estar num tubinho escuro para evitar que a luz ambiente acione o circuito, aponte o controle remoto para o foto-transistor e aperte qualquer botão do controle remoto, se o LED verde acender quando qualquer botão do controle remoto estiver pressionado e apagar quando o botão for liberado, o controle remoto está bom.
O esquema segue na imagem abaixo:
A sugestão de placa de circuito impresso é a da imagem abaixo, embora esteja em tamanho maior do que o normal, a impressão da imagem deve ser feita em 2 x 2 cm (dois centímetros por 2 centímetros será o tamanho final da montagem), mas propositalmente a imagem é grande para ter a resolução necessária quando o layout da placa de circuito impresso for impresso:
O aspecto final da montagem é o da imagem abaixo: