Se você não têm a base necessária considere as informações aqui contidas apenas a título de curiosidade ou de conhecimento pessoal, pois fazer a manutenção de dispositivos elétricos é perigoso, no caso de um descuido por procedimento indevido pode até mesmo matar, por esse motivo devem ser observadas as técnicas de segurança vitais ao manusear equipamentos que trabalham com altas tensões e a possibilidade de armazenamento de energia como é o caso das fontes chaveadas.
Tenha em mente que sempre que for preciso tocar nas partes interiores da fonte (de qualquer equipamento), é preciso ter certeza absoluta que não existe contato algum com a fonte externa de energia, consideremos fonte externa o estabilizador, a rede elétrica, o no-break, apenas desligar a chave liga-desliga não é a solução ideal, pois podem haver retornos do fio fase da rede, e quando existe retorno acontecem os choques mesmo com a chave liga-desliga desligada.
Manter a bancada limpa e livre de qualquer tipo de elementos condutores faz parte da segurança, portanto restos de solda, pedaços de fios e parafusos podem ser causadores de choques, além da possibilidade e causar curto-circuito, e para completar, ter pelo menos o conhecimento básico de primeiros socorros pode salvar a você mesmo ou pessoas que convivem com você.
As fontes chaveadas de boa procedência são seguras e duráveis, funcionam por milhares de horas sem apresentar problemas, mas, eís que de repente vem um curioso e descuidado e pluga o cabo de alimentação diretamente na rede elétrica sem se preocupar, ou nem sequer lembrar que existe a possibilidade que a rede de energia elétrica seja de 220 volts.
Se usar um estabilizador ou um no-break e cometer o mesmo erro, o estabilizador ou o no-break é que vai apresentar defeito, certamente que alguma coisa vai queimar, em todo caso, é uma proteção para a fonte do computador, principalmente quando se tratar de alguém ansioso ou descuidado, ou os dois defeitos na mesma pessoa que vai mexer na fonte do computador.
A verdade é que os usuários simplesmente esquecem do cuidado que deve-se ter com qualquer equipamento eletrônico, cuidado que é simples e básico e consiste em verificar a tensão de alimentação e verificar se a chave seletora de tensão da fonte está posicionada na posição que corresponde a tensão da rede de energia elétrica.
Os efeitos do descuido e da falta de atenção podem ser apenas a queima de um fusível até a perda total da fonte de alimentação (no caso de fonte de computador), na imagem abaixo estão descriminados os componentes que mais estão sujeitos a danos permanentes.
Na verdade, o erro pode ser sentido ou presumido pelo simples fato de cheirar o interior da fonte, que exala um cheiro de alguma coisa queimada, e abrindo a fonte a “desgraça” pode ser comprovada numa inspeção visual, pois dependendo do “estrago” poderão ser vistos componentes avariados, capacitores eletrolíticos explodem e deixam cheiro de eletrólito, fusível geralmente abre, resistores ficam com marcas de “queimados” e o mais temido é ver transistores “trincados” e com o dissipador “chamuscado”.
Claro que nem toda fonte chega a ter perda total, existem fontes que têm mecanismos para evitar grandes estragos, são as fontes que tem em seus circuitos varistores em paralelo com a alimentação, e em série com o fusível.
Quando uma sobre-tensão ocorre, o varistor entra em curto forçando a queima do fusível, isso evita curto-circuito no restante do circuito, assim evita-se o risco de incêndios e danos maiores no restante do circuito.
Numa fonte que utiliza varistor o conserto é simples, basta retirar o varistor queimado colocando um novo no mesmo local e substituir o fusível por outro das mesmas especificações do original, e a fonte volta funcionar normalmente.