O percloreto de ferro é um produto extremamente sujo e perigoso no que diz respeito a tecidos e utensílios que a gente usa, onde cai uma gota o estrago está feito.
Tem um efeito devastador na roupa ou em qualquer coisa que cai ou é colocado, não é à toa que é usado como anticoagulante para estancar hemorragia.
Para quem gosta de fazer placas de circuito impresso é um produto que pode ser substituído, mas obter outros produtos químicos para uma simples plaquinha de circuito impresso nem sempre compensa e comprar o bendito percloreto de ferro nem sempre é possível, principalmente se for um final de semana ou feriado.
Se não souber nenhum macete para eliminar o a falta de material o projeto fica parado por não ter como confeccionar uma placa de circuito impresso.
Primeiro, a dica não é para escala industrial, embora funcione perfeitamente, é um produto barato e é muito provável que todo o material necessário já esteja dentro de casa, só será preciso pegar emprestado da patroa.
Aí vai entrar em ação sua capacidade em convencer a “Dona Maria” para que ela possa lhe emprestar os produtos necessários.
O material necessário é comum e conforme já citado, já deve ter tudo em casa, se não tiver no mercadinho da esquina tem.
Segue o material necessário e os procedimentos:
25 ml de água oxigenada 10 volumes
75 ml de vinagre de álcool
Uma palha de aço (bombril), só será usado 1/3 da palha de aço.
Meia colher de sopa de sal refinado (5 gramas)
Coloque o vinagre num recipiente de plástico, misture a água oxigenada e misture o sal.
Pegue 1/3 da palha de aço e faça-os em pedaços pequenos e coloque-os na mistura.
Em menos de 5 minutos a palha de aço vai estar derretida dentro da mistura e teremos o percloreto de ferro pronto para uso.
A sal serve para acelerar um pouco o processo de ionização pois a quantidade de química no vinagre é baixo, apenas 4% de ácido, sem essa aceleração o processo de corrosão será longo a ponto de enjoar.
A água oxigenada pode ser de 20 volumes, mas é mais difícil de encontrar do que a de 10 volumes, mas não pode ser aquela água oxigenada gelatinosa de 40 volumes, essa tem glicerina e não vai dar certo.
O processo de corrosão leva de 50 minutos a 3 horas, o que determina o tempo é a temperatura ambiente e o volume da água oxigenada, assim, se a água estiver acima de morna o tempo total do processo será mais curto.
O produto gerado é um produto químico e requer os devidos cuidados que devemos ter ao manipular produtos químicos.
E aí? Já conhecia esse procedimento para fazer seu próprio percloreto de ferro? Deixe seu comentário no vídeo.