E agora? Alguma coisa não está funcionando, e quando alguma coisa deixa de funcionar é preciso consertar, e quando é um problema no telefone fixo, no celular ou no computador?
No caso de telefones celulares e computadores é certo que existe o chamado “procedimento padrão” que os atendentes do suporte insistem em repetir diversas vezes, e se você já fez cinco ou mais vezes ainda assim o miserável do atendente “ordena” que seja feito mais uma vez, e quando o sistema é carregado novamente o atendente já desligou, claro que no caso de linha telefônica de telefones com fios o procedimento padrão não resolve, mas há atendente que diz que deve reiniciar o sistema.
Parece cômico, mas o que relato são fatos que acontecem diariamente, mas existe quem não sabe quais atitudes tomar, e muitas das vezes acabam pagando caro por desconhecer alguns procedimentos, quando digo que pagam caro, o valor pode não ser monetário, mas o constrangimento e a paciência que os usuários devem ter com determinadas prestadoras de serviço realmente não tem preço.
Reiniciar um celular para ele “esquecer” que está sobrecarregado é simples, o mesmo deve ser feito quando um computador teima em não executar algum programa, mas quando você liga o computador, ele dá o boot normalmente e quando se pensa que está tudo certo para navegar na internet é descoberto que o modem não se comunicou com o computador, e por isso não tem acesso à internet.
Bem, é hora de executar o “procedimento padrão” que consiste em reiniciar o modem, esse procedimento é solicitado pelos atendentes das operadoras, é quase certo que cada um de nós já tenha passado por isso e é bem provável que só tenha ligado para a operadora depois de ter certeza que o problema não era em algum hardware seu.
Mas quando o atendente “solicita” que o sistema seja reiniciado, você deve “obedecê-lo”, mas depois de algumas vezes a vontade é de dizer algumas poucas e boas ao funcionário da empresa de atendimento e suporte técnico.
Mas, porque reiniciar o sistema seja ele o sistema operacional do computador, o software do modem ADSL ou software do modem 3G? Realmente é possível acabar com os problemas de uma conexão apenas reiniciando o modem?
Será que o tal do “procedimento padrão” não serve só para dar tempo para que os operadores encontrem os verdadeiros erros nos servidores?
É preciso que as duas partes tenham bom senso, porque a realidade é que nem sempre o suporte técnico está coberto de razão nas suas instruções tem fundamento.