Ibytes Web Site

Gerador de Onda Triangular

Não é raro a gente montar osciladores para diversos fins, os osciladores mais comuns são os de onda quadrada, não tão comuns são os osciladores de onda senoidal, e menos comum são os osciladores de onda triangular.

Aí a gente sai à procura de um circuito integrado para gerar onda triangular, e o circuito integrado mais conhecido que gera os três tipos de onda é o ICL8038, que por sinal não é mais produzido e por isso é bem difícil de ser encontrado, e quando se encontra, o valor é de assustar.

Mas tem outro problema, o CI ICL8038 gera onda triangular perfeita, mas com picos de mais ou menos ? da tensão de alimentação, então em alguns casos torna qualquer projeto difícil de ser terminado.

Mas o CI LM741 ainda é encontrado com facilidade e também é fácil de fazer ele oscilar, então com os componentes com os valores sugeridos obtemos a onda triangular perfeita e com a amplitude de 99% da tensão de alimentação.

No circuito proposto, a tensão é 12 volts, é criada uma falsa fonte simétrica, esse é o truque.

Com os valores dos componentes do esquema a frequência é de 21.5 KHz, para alterar a frequência basta alterar o valor de C3, note que alterando a frequência a forma de onda também é alterada, não ficando mais “bem” triangular.

Abaixo o esquema, atente para os valores dos componentes.

Amplificadores operacionais diversos podem substituir o LM741, e talvez alterar o valor dos resistores, bem, isso é para quem tem uma certa experiência.

Veja o circuito funcionando no vídeo abaixo.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube