Ibytes Web Site

Sem Choques Elétricos

Depois de muitas perguntas a respeito de eletricidade, eletrônica, chegamos ao manuseio da energia elétrica e o perigo que pode ser o mau uso da eletricidade, pois ela pode matar.

O papo começou informalmente, mas o assunto água potável aqui em Itajaí se tornou um assunto diário nas rodinhas.

Acontece que a água que agora é fornecida por uma empresa da prefeitura municipal, não dá para tomar, cozinhar e nem mesmo para lavar roupas claras, pois se as roupas forem meio amareladas, se tornarão totalmente amarelas se forem lavadas com a água fornecida pela dita empresa.

Determinadas partes do corpo, se forem lavadas com esta água criam feridas, um aluno mostrou o pinto todo assado e não era de transar não, era assadura alérgica proveniente dessa coisa que corre nas torneiras daqui e que
alguns chamam de água.

Antes que encham minha caixa postal com brincadeiras, aviso que vi o pinto e fiquei assustado com a assadura, então não percam tempo fazendo brincadeiras, pois o negócio é sério, e o seu negócio pode assar também.

O interessante e desprezível é que não tem quem seja responsável pelo setor, nem mesmo os órgãos de que deveriam proteger os consumidores fazem algo em favor da população.

A respeito destes órgãos de defesa dos consumidores (aqui de Itajaí) já tenho a minha opinião formada a respeito, e posso afirmar que se for uma coisa pequena, tipo a loja local vendeu algo com um defeito ou algo parecido, o órgão entra em contato com a loja e diz o que o consumidor está querendo, o lojista analisa a questão, e provavelmente faz alguma coisa para não ter seu nome publicado na imprensa local.

O mesmo não acontece quando a discórdia é com um dos chamados grandes, tipo provedores de acesso à internet, empresas de telefonia e vai por aí afora, eu que o diga, nos dois casos, nada foi feito e nada será feito, pois quem vai fazer alguma coisa contra os grandes?

Estes órgãos de defesa de consumidores aos quais me refiro tem apenas o poder de mediação e nada podem impor, em outras cidades pode ser até que funcionem, mas aqui não, isso é uma realidade, então por que existem?

É claro que é para ter mais funcionários públicos para receberem seu sacolão e o salário no final de cada mês.

Agora você já deve estar querendo perguntar, e o que isso tem a ver com a eletricidade?

Pode ser que muitos não entendam, mas qualquer coisa que qualquer cidadão não queira fazer e é obrigado sob alguma circunstância passa a ser coação e coação é crime, e os órgãos de defesa deveriam defender o cidadão nessa circunstância, afinal de contas, é para isso que existem.

É o caso da água nas torneiras aqui da cidade de Itajaí, ninguém é e nem deve ser obrigado a trocar a resistência do chuveiro da sua casa quase que diariamente, isso implica em custos, e não adianta a alguém dar a resistência, ainda perde-se o tempo de ir buscá-la, ficando inclusive mais cara ir buscá-la do que comprar próximo de casa, e não são todos que sabem fazer a troca, e quando a resistência queima na metade do banho?

O restante do banho será frio causando um resfriado, e quem vai pagar pelos remédios? A dor em qualquer corpo tem preço?

Agora é o ponto onde queria chegar, saiba que o registro do chuveiro passa a dar choques devido a quantidade de produtos químicos existentes na água, e para parar o choque é preciso aterrar o registro do chuveiro também, em condições normais, o aterramento é por precaução, o choque não existe, e se houver um surto momentâneo o fio terra tem a função de descarregar o surto protegendo quem está tomando banho e é obrigado a ligar o chuveiro, e para isso é preciso manipular o registro do chuveiro.

Mas nos casos onde a circulação de energia é contínua no registro do chuveiro, o choque pode matar, e se a intensidade do choque for insuficiente, o susto devido ao choque pode matar alguém que sofra do coração, e para quem não sabe, uma
bateria (pilha) de 1.5 volt não tem corrente com intensidade suficiente para matar uma pessoa, mas o nível de tensão que pode ser gerado através de um oscilador alimentado pela mesma pilha de 1.5 volt pode assustar e até matar devido ao susto, certamente você viu um daqueles livrinhos com uma mulher pelada na capa e escrito não abra, quando o curioso abre, leva um choque, esse livro contém internamente um circuito eletrônico alimentado por uma pilha.

Agora pense na medida de tensão, em nossa cidade é 220 volts, e você é obrigado a colocar um fio extra para aterrar o registro do chuveiro e assim não tomar mais choques, e aquela energia que é descarregada pelo fio de aterramento vai ser paga na sua próxima conta de luz, pode não ser muita a descarga pelo fio terra, mas se forem somados muitos banhos diários de uma família, somarão alguns KW mensais jogados fora, e em tempos onde são feitas campanhas visando o racionamento de energia elétrica, implantação dessa palhaçada chamade de horário de verão, etc.

Mas como não tem quem defenda o cidadão que paga seus impostos e sustenta as viagens dos políticos, e todos esses “barnabés”, todos serão obrigados a pagar ou a correr o risco de continuar levando choques.

Em todo caso, muito cuidado, em caso de dúvidas a respeito de choques no registro do seu chuveiro, ligue seu chuveiro calçado com chinelos secos e de borracha e munido de uma chave de teste, encoste a parte metálica da chave de teste
no registro do chuveiro, e se a lâmpada interna da chave acender, o registro do seu chuveiro está dando choques, você está correndo o risco de tomar choques ao encostar no registro do seu chuveiro, e se colocar o fio terra no registro, o choque será descarregado para a terra e você estará jogando energia elétrica pelo ralo, enfim, fazendo algo que não queria fazer e faz obrigado por uma circunstância, e salve-se quem puder, por que quem nos defenda não existe.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube