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Ligação de Motores

Não é raro receber e-mails com pedidos de esquemas de ligações de aparelhos elétricos, as vezes, também vem com perguntas, que a primeira vista podem parecer sem sentido, mas é preciso ter bom senso e ter consciência de que, por mais que a pergunta não faça sentido, quem faz a pergunta não sabe a resposta.

Existem aqueles que pensam que motores de liquidificadores e de furadeiras não queimam, mesmo que sejam projetados para trabalhar na rede de tensão de 110 volts, e são ligados na rede de 220 volts, claro que só ligar um ou dois minutos pode até não queimar o motor, isso porque não deu tempo do enrolamento do motor aquecer ao ponto de destruir o esmalte que protege os fios, e também fazem o isolamento.

Mas é certo que irá queimar assim que o esmalte que protege os fios for destruído, isso é válido para todo tipo de motor elétrico, nos dois tipos de motores citados, a resposta em termos de aquecimento é mais demorada porque o enrolamento não é direto, o induzido se movimenta pela ação do campo magnético, mas a continuidade dos campos de forças acontece em função do carvão que desliza sobre contatos eletricos do enrolamento do próprio induzido.

Assim, o motor pode queimar, no caso apenas o enrolamento do motor, e o induzido permanecer intacto.

No que diz respeito a um motor de ventilador de teto, o enrolamento do motor é diferente, e o movimento do eixo não acontece por contato em qualquer parte elétrica, o movimento de girar acontece através do impulso magnético gerado pelo enrolamento externo do motor, que fica fixa, e o eixo contém outros enrolamentos cuidadosamente dimensionados para que existam impulsos através do campo magnético.

Note que um ventilador de teto demora a chegar na sua velocidade total, justamente por esse motivo, no que diz respeito a capacitores que existem nos ventiladores, sejam de teto ou não, eles servem para forçar o sentido da direção da rotação da hélice, e se o capacitor for ligado invertido, o motor do ventilador irá girar no sentido contrário.

Nos motores de liquidificadores, a polarização é através de ferro magnetizado, ou por imãs que são fixados de forma a não permitir que o motor gire ao contrário.

Quanto ao valor do capacitor e sua tensão de isolamento, ele deve ter a tensão de isolamento geralmente em torno de 40% do valor de trabalho, assim, o valor de tensão para um capacitor num ventilador projetado para funcionar em 110 volts pode ser de 150 volts ou mais, para trabalhar em 220 volts, o mínimo recomendado é 300 volts de isolamento.

Já o valor em micro Farad (cujo símbolo é uF) pode ser bem baixo, com isso valores de 2 micro farad a 47 micro farad são mais do que suficientes, lembrando que quanto maior for o valor do capacitor, mais lenta é a partida, pois nesse tipo de aplicação o capacitor é usado para polarizar o campo megnético gerado.

A frequência de operação dos capacitores usados nesse tipo de aplicação é totalmente desprezada, pois o que importa mesmo é a tensão de isolamento do capacitor e a polarização requerida pelo enrlamento do motor.

A conclusão é que se ligar um motor projetato para funcionar em 110 volts, ele não terá durabilidade, pode até funcionar por algum tempo, nesse caso, o projetista deu boa margem de folga ao projetar os enrolamentos, que, trabalhando de forma forçada terão aquecimento em demasia, acabando por destruir a camada protetora de esmalte que existe nos fios e com isso acabando em curto circuito e em seguida o rompimento de um dos enrolamentos ou até todos, isso depende de alguns fatores.

No caso de ligar um motor projetado para funcionar em 110 volts, presumindo uma corrente de 1 ampère, se este mesmo motor for ligado em 220 volts, a corrente será de 2 ampères, o motor funciona mas esquenta fora do normal, a consequência é a queima do motor em pouco tempo de uso.

No cado de ligar um motor de 220 volts numa tensão de 110 volts, a corrente será a metade da corrente projetada, portanto, a velocidade da rotação também será menor, praticamente não existe risco de queimar um motor nessas condições, mas pode acontecer, se ele não der partida e o enrolamento aquecer.

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