Quem usa modo módulo de potência sonora no carro sabe muito bem que pode a qualquer momento ficar a pé, isso porque a bateria pode se esgotar rapidamente sem aproveitamento nenhum, pois o som pode continuar sendo ouvido e não ter nenhum sentido.
Com um pequeno dispositivo eletrônico a agente pode fazer o módulo de potência sonora se desligar e ligar automaticamente através da chave de ignição do veículo.
Assim quando você virar a chave de ignição do motor, automaticamente também ligará o módulo de potência.
São poucos os componentes: dois resistores, um diodo, um relé de um contato reversível ou de um contato simples e do tipo NA, e esse relê deve ser para 12 volts para ser compatível com a bateria do carro, um diodo do tipo 1N4001 que servirá de proteção para o transistor, e qualquer transistor de sinal com a polaridade NPN serve, no protótipo foi utilizado um do tipo BC 548.
O funcionamento é simples: você liga a chave de ignição e o módulo liga sozinho e quando você desliga a chave de ignição o módulo desliga sozinho.
Obviamente que a instalação do sistema de som deve estar funcionando perfeitamente, e no lugar da chave manual onde é ligado e desligado o sistema sonoro é que são instalados os dois fios da cor azul (veja vídeo a abaixo).
Ao citar os componentes me esqueci de colocar na lista de peças um capacitor de 220 µF, cuja função é a de retardar o tempo que o módulo fica na condição de espera.
É possível obter outros tempos de retardo com a troca do capacitor de 220 µF: para tempos maiores deve ser usado capacitor com mais capacitância, para tempos menores deve ser usado capacitor com capacitância menor.
O circuito funciona sem o capacitor de 220 µF, mas a ativação do módulo é imediata e coincidirá com o instante em que o motor de arranque suga muita carga da bateria, o que não é bom para o módulo de potência sonora, já que a tensão da bateria se altera bruscamente quando é exigida carga para virar o motor de partida.
Portanto, o dispositivo não serve apenas para economizar bateria e desligar o módulo, serve também para protegê-lo das tensões oscilantes no momento da partida do motor.
Segue esquema (clique na imagem), observe que está ao alcance até daqueles que não entendem nada de eletrônica.
Veja o vídeo a seguir e tire as suas conclusões.