Ibytes Web Site

Impedância de Antenas

A impedância de uma antena é um valor de extrema importância em qualquer projeto que envolva a transmissão, pois a máxima transferência da potência de um circuito para o espaço é feito na forma de ondas eletromagnéticas, e só ocorre perfeitamente quando a impedância do circuito for igual à da impedância antena.

Se existirem diferenças de impedâncias, isso faz com que aconteçam reflexões de sinais, e que são perdidos pois são convertidos em calor.

A indústria de equipamentos de RF adotou como padrão de impedância 50 ohms, por isso a maioria dos fabricantes de chips e de antenas indica esse valor para seus produtos e em sua função são feitos os projetos.

A sigla de Relação de Ondas Estacionárias é ROE, em inglês é Voltage Stand Wave Ratio, com a sigla VSWR, o R.O.E. é usado como parâmetro para medir o casamento de uma antena com a saída de um transmissor, ou como dizem, uma fonte de sinal.

A Relação de Ondas Estacionárias é calculada medindo a tensão do sinal enviado e comparando com a tensão do sinal refletido.

Um casamento perfeito tem como resultado uma Relação de Ondas Estacionárias de 1:1 (um para um), o que quer dizer que toda a potência gerada é transferida para a antena e nenhuma potência é refletida.

Na prática não se consegue uma ROE de 1:1 numa antena, são aceitos valores que chegam a 2:1, esse valor de 2:1 (dois para um) significa que 88,9% da potência gerada é transferida para a antena, tem o mesmo significado dizer que existe uma perda de aproximadamente 11%.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube