Funções do Multímetro

A função que vai ser executada pelo multímetro é escolhida através de uma chave rotativa, um multímetro incorpora várias funções, justamente pelo fato de executar várias funções é que é chamado de multímetro, ou seja, multifunções.

As medições de intensidade de corrente alternada apesar de parecer ser a mesma coisa na verdade não é, além da função ACV ser diferente da função DCV, existem outros detalhes que envolvem a medição.

Nas medidas com tensão polarizada, ou seja, onde existe negativo e positivo da alimentação a posição das pontas de prova devem ser observadas, onde a tensão não sofreu nenhum tipo de tratamento, portanto é tensão alternada não é preciso observar a posição das pontas de prova.

Obviamente que só as pontas de prova não são suficientes, para corrente alternada a chave de função deve estar em ACV enquanto que para tensão que foi tratada e é chamada de tensão contínua, a chave de função deve estar na posição DCV.

Na condição de medidor de tensão, o multímetro é apenas um voltímetro com resistores de entrada fazendo a divisão de tensão evitando que o instrumento receba altos níveis de tensão e venha a ficar danificado, lembre-se que um voltímetro pode ser usado para medir tensão contínua (DCV) ou para medir tensão alternada (ACV).

O ohmímetro também faz parte do multímetro e é usado para medir a resistência de componentes e testar componentes.

Existem equipamentos sofisticados que possuem na chave a opção de leitura de continuidade, teste de diodo e hfe de transistor e capacímetro acoplado a ele.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube