Ibytes Web Site

As Fontes Chaveadas

As fontes chaveadas já são tão comuns que não nos preocupamos mais com elas, a não ser quando acontece algum tipo de problema.

A verdade é que existem situações em que o preço de uma fonte chaveada é tão baixo que nem vale o trabalho em consertar, e ainda existe a facilidade da troca, afinal, os conectores são padrão e é praticamente impossível de cometer erros ao encaixar os conectores, o que torna a substituição pura e simples da fonte chaveada a solução simples e rápida, é claro que existem situações em que pode ser tentada a reparação.

Os aparelhos de televisão, aparelhos de som, computadores e a maioria dos equipamentos modernos utilizam fontes do tipo fonte chaveada, isso se deve a vários fatores, um deles é a facilidade e rapidez no reparo ou substituição, pois as fontes chaveadas consistem em módulos que podem ser facilmente trocados quando apresentam problemas.

As fontes chaveadas ficaram conhecidas por serem utilizadas em computadores, como os computadores se tornaram populares, a fonte do computador também ficou muito popular, tanto é que qualquer “pirralho” troca uma fonte de computador com muita facilidade quando ela não está funcionando.

Claro que existem situações onde a fonte não pode ser retirada do equipamento, isso é quando ela está montada diretamente na placa de circuito impresso com os demais componentes do aparelho, é em situação como essa que o “técnico profissional” vai tentar fazer o conserto.

Muitos perguntam se vale a pena consertar uma fonte chaveada, na verdade depende do que aconteceu com a fonte, atualmente, na maioria dos casos não vale a pena consertar, porque se o defeito for nos dois transistores de potência já custam quase o valor da fonte, e ainda tem a mão de obra a ser incluída.

Se a fonte chaveada for do tipo em módulo e que possa ser encontrada no mercado como uma unidade completa, ela terá um valor bastante acessível, uma vez que é fabricada em série, o valor de uma fonte deve ser levado em conta quando calculamos o tempo que é gasto para fazer um reparo numa fonte e o valor dos componentes que estragaram na fonte.

Se não é interessante perder tempo e o custo de uma fonte nova é menor do que o tempo que leva para seu reparo, é evidente que comprar uma fonte nova é a melhor e a mais rápida solução.

Consertar fontes chaveadas pode ser interessante nos seguintes casos:

• Se a fonte está na placa de um equipamento caro e a fonte não pode ser substituída somente a fonte.
• Se não existe possibilidade de encontrar uma fonte igual com rapidez e o equipamento em que ela funciona não pode esperar.

• Se for detectado com facilidade que o componente responsável pelo não funcionamento correto da fonte é um capacitor ou outro componente bem barato e que pode ser encontrado em qualquer lugar, até mesmo numa fonte que foi para a sucata.
• Se não existe uma fonte igual no mercado para trocá-la por outra.

Nas situações citadas acima é evidente que tentar reparar a fonte é interessante, talvez seja a única solução, mas para reparar fontes chaveadas é preciso que se saiba o que vai fazer, ou seja, deve estar preparado para executar o reparo.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube