Fonte Chaveada – 1ª P

Este texto com o tema fontes chaveadas é destinado a pessoas que tenham conhecimento razoável em eletrônica e estejam familiarizados com a tensão que é encontrada na rede elétrica e tenham o conhecimento que procedimentos em circuitos elétricos devem ser rodeado de cuidados, em resumo, destinado a pessoas que estejam aptas para realizar procedimentos básicos de manutenção como testes dinâmicos de circuitos e estáticos de componentes.

Por favor, se você não têm a base necessária considere as informações aqui contidas apenas a título de curiosidade ou de conhecimento pessoal, aconselho dessa forma pois fazer a manutenção de dispositivos elétricos é perigoso, no caso de um descuido por procedimento indevido pode até mesmo matar, por esse motivo devem ser observadas as técnicas de segurança vitais ao manusear equipamentos que trabalham com altas tensões e possibilidade de armazenamento de energia como é o caso das fontes chaveadas.

Quero deixar claro que o objetivo é tratar do aspecto prático, com o objetivo de auxiliar na manutenção, e de forma alguma tenho o objetivo de projetar fontes chaveadas, aqui trataremos principalmente da prevenção.

A prevenção sempre é muito importante, a atenção e o conhecimento do que está sendo feito são fatores de vital importância, portanto, se não souber o que está fazendo e nem porque está fazendo, deixe tudo como está e continue vivo e sem choques, se tem ciência dos procedimentos, siga em frente.

O primeiro procedimento de segurança é desconectar o cabo de alimentação antes de abrir o equipamento com o objetivo de fazer medidas estáticas, como sugestão complementar é interessante que o técnico possua um transformador de isolamento da rede elétrica.

Antes de fazer medições descarregue os capacitores de entrada com um resistor de 500 ohms por 5 watts, e tenha cuidado para não tocar nos dois terminais do resistor.

Tenha em mente que sempre que se precisar tocar nas partes interiores da fonte, é preciso ter certeza absoluta que não existe contato algum com a fonte externa de energia, consideremos fonte externa o estabilizador, a rede elétrica, o no-break, apenas desligar a chave liga-desliga não é a solução ideal, pois pode haver retornos do fio fase da rede, e quando existe retorno acontecem os choques mesmo com a chave liga-desliga desligada.

Manter a bancada limpa e livre de qualquer tipo de elementos condutores faz parte da segurança, portanto restos de solda, pedaços de fios e parafusos podem ser causadores de choques, além da possibilidade e causar curto-circuito, e para completar, ter pelo menos o conhecimento básico de primeiros socorros pode salvar a você mesmo ou pessoas que convivem com você, afinal, conhecimento nunca é demais.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube