Faraday ganhou a corrida para publicar as suas descobertas, mesmo assim Henry ainda é lembrado por ter descoberto uma maneira para comunicar com ondas eletromagnéticas.
O Henry nunca desenvolveu o seu trabalho sobre sinais elétricos sozinho, mas ele ajudou uma pessoa chamada Samuel Morse.
Em 1832, Morse leu sobre as experiências de Faraday sobre a indução, que inspirou o Morse para desenvolver as suas idéias em uma tecnologia que estava emergindo, e realmente emergiu e foi chamada de telegrafo.
Henry ajudou Morse construir um repetidor que permitia ao telegrafo alcançar grandes distâncias, eventualmente fazendo com que o código de Morse, fosse a linguagem utilizada mundialmente para comunicar.
Morse introduziu a tecnologia do repetidor em 1838 com a patente para o código de Morse telegrafado, e como tantas outras grandes invenções, o telegrafo revolucionou o mundo das comunicações, quase substituindo todo o tipo de comunicações daquela época, incluindo o serviço Pony Express.
Samuel Morse passou uma grande parte do seu tempo trabalhando em tecnologias sem fios, mas ele também utilizou outros meios como a terra e a água para passar os sinais.
Em 1842, ele fez uma demonstração espetacular ao público no qual ele tentou passar corrente elétrica por um cabo que estava submerso.
O resultado final foi a demonstração de comunicação sem fios por indução, o que não era o seu objetivo.
Morse submergiu uma milha de cabo entre a Ilha do Governador e Castle Garden em Nova York para provar que uma corrente podia atravessar o cabo de baixo de água.
E ele conseguiu transmitir alguns caracteres com sucesso, mas para espanto dele a comunicação parou, ele não sabia, mas alguns pescadores num navio entre as ilhas, a uma distância que eles não podiam ser vistos pelos espectadores começaram
a levantar a ancora do navio e por engano a ancora puxou também o cabo, mas como os pescadores não sabiam o que era, eles cortaram o cabo.
Como Morse não tinha conseguido provar sua teoria, acabou enfrentando críticas severas dos espectadores e imediatamente começou a fazer modificações nas suas experiências.
E como toda pessoa insistente, testou novamente, desta vez com sucesso, a ideia dele de transmitir um sinal sem fios entre duas placas de cobre com distância aproximada de a uma milha no Rio Susquehanna.
Ao fazer esta experiência, ele foi a primeira pessoa a demonstrar condução de sinais sem fios.
Aqui definindo a condução: A condução é o fluxo de cargas elétricas através de uma substância, neste caso, a água do rio, resultando numa diferença de potencial elétrica baseada na substância.