Quanto menor melhor, pelo menos quando se fala em tecnologia, eu sempre pensei assim, e de repente, senti a necessidade de comprar um notebook o menor possível, a ideia inicial era usar o celular conectado à internet, mas o celular não era tão prático, toda vez que uma mensagem chegava, um novo aviso, uma nova parada para ver o e-mail, se fosse por mensagem de texto, seria da mesma forma.
O meu sistema ideal seria a partir de um aviso, olhar a tela e ver tudo, como trabalho com entregas, veria de uma vez todos os pedidos numa única tela, e a medida que fossem sendo entregues, clicaria-se num link e uma atualização na página seria feita.
Mas meu equipamento teria que ser muito portátil, pois no mínimo deveria ficar dentro do carro, mas sempre o mais próximo possível, assim eu estaria diretamente ligado a central captadora dos pedidos, que por sua vez enviava via internet e em segundos eu já encaminhava para o destino final.
Como conhecia bem minha necessidade, comecei a procurar algo que combinasse o melhor da técnica e do preço, e que fosse tecnicamente viável para meu uso, obviamente que sem preço alto demais.
Encontrei ofertas acima de R$ 1500,00, e meu problema estaria resolvido, para pagamento, o cartão de créditos em 10 ou 12 vezes daria conta do recado.
Mas vamos ser francos, os notebooks cresceram muito, o menor que encontrei tinha próximo dos 35 cm, e esse tamanho é grande demais para carregar com aquela chamativa maleta, talvez, se colocasse numa sacola nas costas…… mas aí já ficaria ruim demais.
De repente, por R$ 780,00, me vi diante de uma boa oferta: “Notebook 7” LCD Processador Intel Celeron 900Mhz Mem. 512MB HD 4GB + Webcam embutida, Wireless G– EEEC PC701 Preto ASUS”.
O preço estava bem acessível, mas a tela de LCD de apenas 7 polegadas me deixou surpreso, e fui direto na ficha técnica, mas só pelo fato de ser da marca ASUS já estava quase tudo decidido, era esse o meu aparelho.
Com uma descrição de encher olhos, fui vendo os detalhes:
Tela de 7 polegadas, com menos de um quilo e com armazenamento em memória Flash, o eeePC é um lançamento da Asus que permite levar o o notebook onde quiser.
Especificações:
Processador Intel Mobile Celeron 900mhz (CPU e Chipset)
Memória 512mb DDR2-400
Hard Disk 4gb SSD
Placa de Vídeo Intel UMA – 8Mb compartilhada
Display Tela 7? WXGA LCD Widescreen
Som Integrado Compatível com Sound Blaster (Hi-Definition Audio CODEC)
Microfone embutido / 2 Autofalantes embutidos
Web Cam 300K pixel video camera
Leitor de Cartão 4 em 1: SD e MMC
Lan/ Rede 10/100/1000 Gigabit ( RJ-45)
Wireless Rede 802.11 b/g
Modem 56k
Sistema Operacional Linux Pré Instalado, mas compativel com Windows XP
3 portas USB 2.0
Entrada para Microfone
Entrada para Fone de Ouvido
Saida VGA para Monitor
Touch Pad c/ Scroll Pad dedicado
O problema apareceu na duração média da bateria que é de três horas, mas nada que um técnico em eletrônica não de jeito.
Pesquisei por uma fonte veicular para o aparelho, e para minha surpresa, apenas a fonte veicular iria custar 1/8 do preço do eeePC 701, mais de R$ 100.00, mas não tem problema, faço o pedido e com ele em mãos, dá-se um jeito na fonte, e assim foi feito.
Apesar do danado ser pequeno, consome 3 ampères, por isso a fonte tem que suprir um pouco mais do que três ampères, e lá vou eu aos testes,não sei se você teria coragem, mas, modestamente, sei o que estou fazendo.
A fonte original, tem mais ou menos 9.5 de saída, funciona legal, mas botar um no-break no carro só para alimentar um eeePC 701 é muita covardia.
Bem, ele veio com linux, nada contra, mas coloquei o windows XP, e o problema da fonte foi resolvido com menos de R$ 15.00, apenas 4 diodos e um fusível, conforme esquema abaixo.
Os diodos que usei são aqueles que são usados nos alternadores de carro, devido a sua alta potência e dissipação, vale lembrar que eles se aquecem um pouco, mas não queimam, quem achar melhor pode colocar os diodos em dissipadores separados, três diodos são colocados em série para fazer aproximadamente 10.5 volts, o diodo ligado em paralelo tem como função queimar o fusível no caso de uma distração e ligação dos pólos invertida, a fonte é a bateria de 12 volts do carro.