Para quem é hobbysta é raro ter a necessidade de verificar medidas ESR, mas também existem casos em que existe a necessidade de medir ESR, e como todo hobbysta geralmente tem pouco dinheiro ou é mão fechada, por isso não compra um medidor de ESR, na verdade, para muitos nem compensa comprar, a não ser que seja um profissional da área, em todo caso, este texto sugere fazer economia montando um medidor de ESR.
Após um pouco de pesquisa e de botar o meu único neurônio que resta para trabalhar, ficou evidente que se for usado um gerador senoidal adequado e um osciloscópio, é possível realizar medidas de ESR sem muito esforço e sem gastar muito dinheiro, apenas alguns poucos componentes são necessários, e são todos comuns, obviamente será necessário que o montador já possua um osciloscópio.
Já que os meus testes não estavam dando bons resultados com um circuito senoidal, me passou pela cabeça a utilização de gerador de sinal de onda quadrada, o circuito ficaria bem mais simples e barato e também ficaria bom o suficiente, fui fazer uns testes de bancada, e para a minha surpresa com sinais de onda quadrada o resultado foi muito melhor, então cheguei a conclusão que para alguns casos, seria bem melhor o resultado com ondas quadradas ao invés de onda senoidal.
A maioria dos medidores de ESR utilizam sinais de aproximadamente 100 kHz e 100 mVAC.
A baixa tensão evita problemas com a aplicação de tensão reversa dos capacitores eletrolíticos, além disso, a tensão é baixa o suficiente para manter os semicondutores funcionando e intactos nos circuitos até que a leitura dos resultados seja feita.
Na freqüência de 100 kHz, um capacitor de 10 uF ou maior é vistos como curto-circuito para a tensão alternada (ou corrente alternada).
Para este tipo de capacitores, a ESR pode ser encontrada por um ou outro capacitor comparando os resultados do teste com resistores de valor semelhante.
Um esquema simples de medidor de ESR é mostrado na figura abaixo, na verdade, um adaptador para medir ESR utilizando o osciloscópio.
Para capacitores acima 10uF, o sinal deverá permanecer onda quadrada, basta verificar as tensões de pico a pico sob três condições:
· Com o teste curto-circuitado, assim é possível compensar uma eventual resistência alterada.
· A tensão em circuito aberto: Vo
· A tensão em todo o capacitor em ensaio: V