Uma coisa é fazer uma antena 100% perfeita e outra coisa é tudo funcionar perfeitamente bem, em primeiro lugar é preciso saber a frequência para qual vai ser feito a antena.
As operadoras de telefonia operam em frequências diferentes, então é certo que uma antena pode funcionar conforme o esperado ou talvez não funcionar conforme se espera.
Escrevo para alertar sobre o assunto, não vou citar essa ou aquela operadora, mas antes de mais nada é preciso saber se a operadora disponibiliza sinal 3G no local de onde é desejado, caso contrário a montagem ou o investimento estarão perdidos.
No que diz respeito à distância entre a torre da operadora (ERB) e o modem 3G ou celular é algo totalmente imprevisível, é preciso que alguém faça uma medida da intensidade do sinal, só então é possível saber qual é o ganho que uma antena deve ter.
Em linha reta e sem obstáculos o alcance pode chegar a 100 km se as antenas tiverem visada, vale dizer ambas as antenas estarão em torres e a potência de transmissão e o ganho de recepção também serão altos.
Vale a pena lembrar que as frequências de VHF e de UHF estão limitadas ao alcance visual, praticamente a linha do horizonte e sem obstáculos.
Não é possível conectar um modem 3G com uma ERB a 100 km de distância pelo simples fato que a comunicação é bidirecional, ou seja, as duas estações se comunicam.
Talvez o modem 3G capte a frequência da ERB, mas não transmita com potência suficiente ao ponto da ERB captar e entender seus sinais de rádio, e muito menos as informações contidas nos sinais.
A explicação é simples: a ERB transmite, digamos com 500 mW de potência, e um modem 3G transmite com potência de menos de 5 mW de potência, por isso seu alcance de transmissão é menor, e para compensar a falta de potência é que são tentadas antenas com alto ganho em DBi, o que nem sempre resolve o problema de conexão.
Em outras palavras, captar o sinal pode ser relativamente fácil, mas conectar e navegar é outra história, portanto, se pretende montar alguma antena para alguma frequência que transporte sinal 3G, vá em frente, se não der certo valeu a experiência, mas gastar mais de R$ 500,00 numa antena que pode não dar certo é arriscar a jogar dinheiro fora.
Minha sugestão é que quem vender uma antena com um valor desses que a deixe instalada e funcionando, e só depois disso é que receba seu pagamento, com essa atitude são evitados vários problemas, e se a antena for comprada pela internet o risco será do usuário, eu não arriscaria, você vai arriscar?