Ibytes Web Site

Detector de Proximidade Por Estática

O circuito sugerido na imagem abaixo é de um detector de proximidade cujo princípio de funcionamento é detectar a presença de pessoas (ou animais) tendo como base a captura da eletricidade estática.

Este método é confiável e econômico, tanto é que apesar da existência de sensores modernos, ainda existem muitos sistemas baseados na detecção de cargas elétricas.

Obviamente que não terá a mesma eficiência de um sensor micro controlado, mesmo porque, não são muitos aqueles que tem a experiência para fazer o ajuste de equilíbrio fino nos dois trimmers (C1 e C2) sem equipamento adequado, mesmo assim, mesmo que seja a título de informação, não deve ser desprezado.

No esquema temos que levar em consideração o sensor, que é um pedaço de chapa de alumínio (ou outro metal) medindo 10×10 cm ou 15×15 cm, outras medidas maiores podem causar instabilidade, principalmente se o sensor não for quadrado.

O sensor se comporta como uma antena de pequena dimensão, na verdade é uma antena aperiódica (sem sintonia) que é ligada a um circuito amplificador sintonizado formado por duas portas de um CI CD4049 e dois capacitores ajustáveis (C1 e C2).

O ajuste é feito de forma que deve ser obtida uma boa sensibilidade e sem falsos disparos, o sinal dessa etapa é aplicado a outra etapa.

Precisamente estes dois capacitores deve ser calibrado para obter uma boa sensibilidade e sem falsos disparos.

O sinal de saída é aplicado a uma terceira porta para aumentar a intensidade do sinal, e mais uma vez o mesmo sinal é aplicado em outra porta, e a saída é aplicada a um transistor que amplifica e casa impedância, e por sua vez faz acender um LED (D3).

Obviamente poderia ser um relê ou outro dispositivo, mas no caso aqui, o que nos interessa é saber o comportamento do circuito e fazer ajustes, e nada mais prático do que um LED para mostrar o que de fato acontece.
O circuito é alimentado por tensão de 6 a 12 volts, pode ser tensão de fonte retificada e filtrada ou até mesmo uma bateria de moto.

Como sugestão, depois de feitos os devidos ajustes, D3 pode ser trocado por um foto acoplador do tipo 4N25 e acionar um alarme ou outros tipos de avisos.

Se você não sabe como instalar um foto acoplador 4N25, não está apto para fazer modificações significativas.

O circuito integrado é um CD4049 que tem seis portas inversoras de alta sensibilidade, nesse circuito foram usadas 4 portas, no caso de instabilidade do circuito, aterre as entradas das portas que não são utilizadas.

D1 e D2 são diodos do tipo 1N4148, quem tiver como obter diodos de germânio do tipo 1N60, pode usar no lugar do 1N4148, nesse caso, a sensibilidade será maior.

ibytes_detector_proximidade

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube