Essa ideia é antiga, sei que atualmente parece que é ideia de “girico”, mas é assim que era feito um tipo de alarme para avisar quando uma janela fosse aberta.
Eram usados dois fios finos e dois pregos 12×12 eram pregados, um prego na parte móvel da janela e o outro na parte fixa.
Nos dois pregos era enrolado um fio de cobre nu, bem fino, e se alguém se arriscasse a abrir a janela o fio se partia e a central percebia e disparava o alarme, só para constar, a central de alarme era algo quase inatingível para uma pessoa comum naquela época (era anos 70).
Com base no mesmo princípio descrito acima, mas, com efeito contrário e sem precisar da central de alarme, “ganhei alguma grana” utilizando os fios que saiam de um interruptor de uma lâmpada comum que já existisse na casa, e com duas chapas pequenas de qualquer material condutor, dava para fazer um alarme que era o máximo (naquela época).
Uma das chapas condutoras era fixa na parte móvel da janela, e a outra na parte fixa, enquanto a janela permanecesse fechada as chapas não se encostavam, mas ao abrir a janela uma chapa encostava-se à outra e a luz acendia, era o máximo.
Obviamente que naquela época não eram comuns janelas de alumínio e nem janelas de ferro, mas era comum trocar a lâmpada que avisaria que uma janela tinha sido violada por um aparelho de som ou por uma campainha de porta, na verdade, esse foi um tempo em que me senti um rei onde morava, mas hoje percebo como existiam pessoas ricas em dinheiro, mas pobres em conhecimento.