Como sabemos, a rádio frequência está presente no nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos, ao abrir um portão, ao acender uma luz por controle remoto e tantas outras tarefas que são executadas com comandos enviados através das ondas de rádio frequência.
No link mostrei como fazer um transmissor para rádio controle usando o circuito integrado HT12E e um módulo transmissor de RF 433 MHz, nesse texto o objetivo é fazer o receptor, assim interessados podem montar o par e utilizar para o que melhor lhes convier.
Nesse projeto, o componente principal é o circuito integrado HT12D que é um decodificador, seu par é o HT12E, que foi usado no circuito transmissor.
O CI HT12e (do transmissor) gera um tom que somente o decodificador HT12D será capaz de decifrá-lo, a codificação é necessária para que um sistema de rádio controle não interfira em outro sistema de rádio controle, mesmo que funcionem na mesma frequência.
Usando componentes adequados é possível obter várias codificações que sendo aplicadas ao módulo transmissor, somente com o decodificador configurado para detectar a transmissão codificada será capaz de decodificar.
Para que um receptor decodifique os sinais enviados por uma transmissão, é preciso fazer com que as chaves do circuito do codificador tenham a mesma configuração do decodificador, é por isso que circuitos integrados do tipo CI HT12E e TH12D são produzidos para funcionar como pares, um codificando e outro decodificando.
O CI HT12D que é usado no circuito receptor e deve ter a mesma configuração do HT12E (que foi usado aqui), assim, se apenas uma das chaves, no caso, se a S1 estiver fechada no transmissor, no receptor, a chave S1 também deve estar fechada.
No esquema do transmissor ficaram todas as chaves abertas, mas, pelo menos uma delas deve estar fechada, e no receptor o esquema também indica todas as chaves abertas.
Lembre-se que é preciso que pelo menos uma das chaves seja fechada, e a mesma configuração que estiver para o transmissor deve também estar para o receptor.
O módulo receptor deve ser alimentado com 5 volts, os CIs HT12E e HT12D não suportam mais do que 5 volts, além disso, aumentar a tensão do receptor não vai fazer melhorar a recepção.
O circuito sugerido é para entender o funcionamento do transmissor e do receptor, o acendimento dos LEDs irá indicar isso.
Para acionar um relê, um módulo adicional deve ser providenciado, no caso, temos a possibilidade de controlar a distância 4 canais, o esquema desse módulo adicional é mostrado na imagem abaixo.
D1, D2, D3 e D4 são LEDs comuns, no canal onde foi instalado o módulo adicional o LED deve pode ser removido.
R1 é de 52K Ohms, na dificuldade de encontrar o valor recomendado, dois resistores de 100K em paralelo servem, também servem um resistor de 47K em série com um resistor de 4K7.
R2, R3, R4 e R5 são de 180 Ohms, e no caso de instalação de módulo de acionamento de relê, a ligação do resistor R1 (ponto 1) do módulo de acionamento do relê deve ser feita na junção entre o resistor e o LED.
Não ligue a base do transistor do módulo diretamente nos pinos do circuito integrado HT12D, pois dependendo das características do transistor, o CI pode sofrer danos, nos testes foram usados transistores NPN de sinal, tipo BC 549, BC 338, equivalentes servem, obviamente.
Note que a tensão que alimentará o módulo de acionamento é de acordo com as características do relê, que geralmente é de 12 volts.
Voltando ao receptor, é usado um módulo receptor de RF de 433 MHz, para o módulo citado, as ligações são as do esquema mostrado na imagem abaixo, mais simples impossível.