Este é mais um circuito que usa um amplificador com transformador de saída, se não sabe como adquirir um transformador de saída, Clique Aqui.
A polarização do transistor está definida para o máximo de 9 volts, mas no protótipo o rendimento foi melhor com alimentação de 3 volts.
Note que o segundo e o terceiro transistores não estão ativos durante a ausência de som, a corrente de repouso é apenas 5 mA.
O projeto é ideal para ouvir conversas ou o áudio da tv em outra sala, como utiliza transformador de saída, os fios que levam o áudio ao alto falante podem ser longos, o mesmo não pode ser dito em relação ao microfone, que deve ter a ligação mais curta possível e utilizar fios blindados.
Mesmo escutando o próprio ambiente, você irá perceber que escuta no alto falante coisas que não escuta sem ele, como vantagem nesse tipo de circuito, é que a microfonia é pequena, já que as altas frequências não fazem loop pelo transformador que é driver e é casador de impedância.
Os transistores são todos comuns e de uso geral, atenção na posição dos terminais, não há ajustes, o ganho final depende das características dos enrolamentos do transformador de saída.
Pode ocorrer uma oscilação ou chiado no alto falante, se isto acontecer, coloque em paralelo com R5 um capacitor de disco cerâmico com 15 Kpf, isto fará com que o ganho de Q3 seja limitado, amplificando mais as frequências médias e ignorando as altas frequências.
C2 pode ter valores entre 82Kpf a 470Kpf, dependendo do ganho pretendido em relação ao timbre de voz, para vozes mais agudas com ganhos melhores recomenda-se o uso de capacitores com capacitâncias mais baixas, para vozes mais graves os capacitores podem ter capacitâncias maiores.