Atualmente os equipamentos eletrônicos tem grande aplicação dentro da medicina, o que vou descrever nesse texto na verdade não é um projeto, mas um aparelho muito simples que emite picos de tensão.
Ele será a base para o projeto de um eletro estimulador que será disponibilizado nesta seção do Ibytes, como sabemos através da ciência os campos eletromagnéticos agem no tecido humano, quem for corajoso será sua própria cobaia, mas agora vamos ao esquema da nossa experiência.
O material necessário não é crítico, mas é preciso ter atenção para que a experiência dê certo, além disso, dá para fazer algumas brincadeiras, mas veja lá heim? Não vá brincar com alguém que seja do tipo “estouradinho”.
O material para experiência é um transformador com entrada para 110 ou 220 volts com saída para 6 ou 9 volts, transformadores de outras tensões de saída também funcionam, mas transformadores como os indicados são pequenos e fáceis de levar para qualquer lugar.
Para deixar o dispositivo chique, um botão do tipo push normalmente aberto, também serão necessárias duas pilhas pequenas, dê preferência para pilhas recarregáveis, e para quem sabe diferenciar o positivo e o negativo, uma bateria de celular também serve.
Se você ainda não entendeu muita coisa está querendo perguntar, afinal, “o que faz essa coisa?”
Grosseiramente falando “essa coisa” dá choques e funciona da seguinte maneira: cada vez que é pressionado o botão, desde que a as pilhas tenham carga, nos fios do transformador que estão sem ligação há um pico de alta tensão, os fios são o vermelho e o preto, se você conseguir alguém que segure as duas pontas dos fios terá encontrado um ótimo voluntário.
Esse tipo de choque não causa nada mais do que um pequeno susto, pois é apenas um pico de tensão se o botão de pressão for pressionado e solto uma vez, se for pressionada por vezes seguidas haverá pulsos de tensão de acordo com a quantidade de vezes que o botão for pressionado, mesmo assim, não passa de susto e o fator psicológico é mais aterrorizante do que o choque em si.
Bem, para iniciar, monte o circuito da imagem abaixo e faça suas experiências ou “brincadeiras”, em alguns dias daremos continuidade neste mesmo circuito.