A resistência elétrica é a dificuldade oferecida pelos materiais à passagem da corrente elétrica, a resistência é medida em ohm e o símbolo adotado é a letra ômega (?).
Em todo circuito a resistência é oferecida pelos átomos do material, que pode ser o cobre, a prata, o níquel, o bronze ou outro material, cada material tem alguma resistência, e quando o material tiver baixa resistência é chamado de condutor.
Os materiais que tem resistência média são chamados de semicondutores e os materiais de alta resistência são isolantes.
Dependendo do material ele dificulta mais ou menos a passagem dos elétrons, foi exatamente por isso que se tornou possível construir o componente chamado resistor.
Dependendo da resistência desejada, poderia ser utilizado o cobre, mas para a eletrônica a resistência do cobre é muito baixa e o tamanho do componente seria enorme, tornando inviável do ponto de vista tamanho.
Por isso para fabricar o componente chamado resistor é utilizado um material mau condutor, como o grafite, níquel-cromo ou filme metálico, pois com a resistência oferecida por esses materiais diminuí a corrente e a tensão em determinados pontos do circuito.
Todo material tem algum tipo de resistência, assim como o componente chamado resistor, e a unidade de medida de resistência é o ohm e o símbolo adotado em convenção internacional a letra ômega (?).
Para quem é iniciante existe muita confusão a respeito de ohm ou ohms, então para sanar essa dúvida digo que 1 ohm é uma unidade, 2 ohms são duas unidades, e assim por diante.