A medida de tensões é essencial em qualquer trabalho de eletrônica, o resultado obtido na medida é que especifica o funcionamento e fornece as características de um circuito elétrico, embora poucos saibam, o aparelho utilizado para a medir tensões é o voltímetro, o voltímetro vem incorporado ao multímetro, para esclarecer, quando fazemos medidas de tensão, utilizamos a seção voltímetro, e como sabemos, o multímetro são vários instrumentos em um, por isso o nome multímetro.
A tensão entre dois pontos de um circuito é a medida do desequilíbrio elétrico entre esses pontos, para medir a tensão entre dois pontos de um circuito elétrico, deve ser ligado um voltímetro em paralelo entre esses dois pontos.
Todo o instrumento de medida para utilização em tensão ou corrente contínua, tem em seus terminais uma indicação de polaridade, essa indicação normalmente é feita com os sinais mais (+) e menos (-) ou com as cores vermelha e preta respectivamente, geralmente os multímetros já vem com os dois recursos, mas o cuidado na escolha da polaridade não precisa ser observado quando são medidas tensões ou correntes alternadas.
No entanto, quando se mede tensão contínua, deve-se tomar cuidado em ligar o instrumento e conectá-lo corretamente, é o mesmo que dizer que o terminal positivo deve ser ligado ao ponto onde o potencial seja mais alto e o negativo ao ponto de potencial mais baixo.
Se o voltímetro for do tipo analógico (de ponteiro), o ponteiro do medidor irá se deslocar para a direita, se ele foi conectado corretamente, caso contrário, os terminais estão ligados invertidos.
Se o multímetro for do tipo digital, então a leitura é feita diretamente na tela, obviamente que para uma leitura precisa e sem colocar o instrumento em risco, deve ser escolhida uma escala adequada, caso não seja conhecido o nível esperado de tensão, deve ser escolhida a última escala do multímetro e ir selecionando para escalas mais baixas até que seja conseguida uma boa leitura, mas sem o fim de escala.
Caso seja utilizado um multímetro analógico e com o ponteiro batendo no final da escala, significa que a escala escolhida tem seu fim de escala antes de medir a tensão, é preciso mudar para escalas mais altas, no caso do multímetro digital a leitura é display em branco ou tudo zero, em todo caso, as duas situações descritas colocam em risco a vida útil do multímetro, portanto, devem ser evitadas.