A energia elétrica que é produzida nas usinas hidrelétricas chega até nossas casas através de fios ou cabos condutores de energia elétrica.
A energia elétrica é utilizada para as mais variados finalidades, desde a iluminação de cidades até movimentar motores nas indústrias, sem contar que em nossas nas casas proporcionam muitas comodidades.
Para transportar energia elétrica até os pontos de utilização somente fios e postes não são suficientes, toda a rede de distribuição de energia elétrica depende diretamente de transformadores que alteram o nível da tensão, dependendo da necessidade a tensão é elevada ou a tensão tem seu nível baixado.
O elevar ou baixar a tensão resolve não só problemas econômicos relacionados aos custos de transmissão a longa distância da energia que é produzida, o elevar ou baixar a tensão melhora a eficiência de todo o processo.
Os geradores que produzem energia alimentam a rede de transmissão e distribuição com um valor de tensão alto, mas adequado, o objetivo é o melhor rendimento.
Esse valor alto depende das características do gerador, enquanto que a tensão que alimenta os aparelhos dos consumidores, por razões de construção e também de segurança, tem valor baixo, nos limites de 110 ou de 220 volts.
Isso significa que a corrente, e principalmente a tensão fornecida variam de acordo com as exigências.