A energia elétrica é definida como a energia resultante do movimento de cargas elétricas em um condutor, como temos conhecimento, a energia elétrica é companheira inseparável da era moderna, e não é difícil imaginar como seria diferente sem a energia elétrica.
A energia elétrica se tornou, digamos indispensável para os dias atuais, se você tem opinião diferente, passe um dia e uma noite num lugar que não tenha energia elétrica, como um sítio retirado da cidade, e não lhe faltarão motivos para que também decida que ela é indispensável, observe os motivos principais:
· É fácil de transportar e pode ser produzida no local mais conveniente e ser transmitida para consumidores distantes por uma simples rede de condutores.
· É de fácil transformação em outras formas de energia, por exemplo: luz, calor e movimento.
· É o elemento fundamental para que ocorram de muitos fenômenos físicos e químicos que formam a base de operação de máquinas e equipamentos dos tempos atuais, para citar exemplos: eletromagnetismo, efeito termiônico, efeito semicondutor, fotovoltaico, oxidação e redução, e outros.
A geração de energia elétrica deve ser entendida como uma transformação de uma outra forma de energia em energia elétrica.
Para conseguir a energia elétrica precisamos antes de uma fonte de energia qualquer para que esta fonte seja transformada em energia elétrica.
As fontes de energia encontradas na natureza podem ser mecânicas, geradas pelo vento ou por quedas d’água, pressão do vapor pela queima de combustíveis como carvão, petróleo, gases.
Com a fonte de energia obtida fazemos girar uma turbina acoplada a uma bobina e por efeito do eletromagnetismo transformamos a fonte de energia em energia elétrica (é o gerador).
Depois de gerada a energia elétrica passa a ser distribuída através de linhas de transmissão e transformadores até chegar ao consumidor final.
As fontes de energia podem ser a força das águas e dos ventos e do sol, são as fontes renováveis e limpas, e petróleo, carvão e energia nuclear são fontes de energia não renováveis e sujas.